domingo, 9 de novembro de 2008

Sobre os Softwares Educativos.


Avaliar um software para uso educativo exige muito mais do que conhecimento sobre informática, exige a construção de conhecimentos sobre as teorias de aprendizagens, concepções educacionais e práticas pedagógicas, técnicas e reflexões sobre o papel do computador, do professor e do aluno nesse contexto, pois a construção do conhecimento do educando não é um processo simples e imediato, mas produto de um caminho complicado e extenso.
Considerando que, não se concebe a idéia de avaliar um software educativo levando em consideração somente o seu layout, onde são criados ambientes graficamente sofisticados que desconhecem a longa trajetória do aprendiz para construir seus conhecimentos.
Toda essa discussão se torna necessária, para conscientizar os educadores de que a escolha de software educativo está intimamente relacionada com a proposta pedagógica que se pretende desenvolver, e o que não pode acontecer é uma produção e comercialização desenfreada de softwares educativos, nos mesmos moldes dos livros didáticos, que muitas vezes não acrescentam nada ao trabalho educativo.
Nesse sentido torna-se claro o papel mediador do professor, pois quem determina as possibilidades de uso dos softwares na educação são os professores, com suas concepções sobre o que é ensinar e aprender.

Referência:

Texto:Os Software Educativos são Interativos.Joanez Aparecida Aires/Elder ErniImagem retirada do site:www.cepromat.com.br

2 comentários:

Daiana Trein εїз disse...

Legal meninas, espero que esse texto ajude vocês a olhar criticamente para os jogos que encontram na internet!

Quando encontrarem algum, que considerem de boa qualidade, sugiram!

abraços!

Vivian Gabriela Metz disse...

gostei muito da comparação que fizeste com os livros. realmente, se o professor não observaras atividades, elas não serão educativas, simplesmente servirão apenas para repetir mecanicamente um modelo já pronto.