Avaliar um software para uso educativo exige muito mais do que conhecimento sobre informática, exige a construção de conhecimentos sobre as teorias de aprendizagens, concepções educacionais e práticas pedagógicas, técnicas e reflexões sobre o papel do computador, do professor e do aluno nesse contexto, pois a construção do conhecimento do educando não é um processo simples e imediato, mas produto de um caminho complicado e extenso.
Considerando que, não se concebe a idéia de avaliar um software educativo levando em consideração somente o seu layout, onde são criados ambientes graficamente sofisticados que desconhecem a longa trajetória do aprendiz para construir seus conhecimentos.
Toda essa discussão se torna necessária, para conscientizar os educadores de que a escolha de software educativo está intimamente relacionada com a proposta pedagógica que se pretende desenvolver, e o que não pode acontecer é uma produção e comercialização desenfreada de softwares educativos, nos mesmos moldes dos livros didáticos, que muitas vezes não acrescentam nada ao trabalho educativo.
Nesse sentido torna-se claro o papel mediador do professor, pois quem determina as possibilidades de uso dos softwares na educação são os professores, com suas concepções sobre o que é ensinar e aprender.
Considerando que, não se concebe a idéia de avaliar um software educativo levando em consideração somente o seu layout, onde são criados ambientes graficamente sofisticados que desconhecem a longa trajetória do aprendiz para construir seus conhecimentos.
Toda essa discussão se torna necessária, para conscientizar os educadores de que a escolha de software educativo está intimamente relacionada com a proposta pedagógica que se pretende desenvolver, e o que não pode acontecer é uma produção e comercialização desenfreada de softwares educativos, nos mesmos moldes dos livros didáticos, que muitas vezes não acrescentam nada ao trabalho educativo.
Nesse sentido torna-se claro o papel mediador do professor, pois quem determina as possibilidades de uso dos softwares na educação são os professores, com suas concepções sobre o que é ensinar e aprender.
Referência:
Texto:Os Software Educativos são Interativos.Joanez Aparecida Aires/Elder ErniImagem retirada do site:www.cepromat.com.br
2 comentários:
Legal meninas, espero que esse texto ajude vocês a olhar criticamente para os jogos que encontram na internet!
Quando encontrarem algum, que considerem de boa qualidade, sugiram!
abraços!
gostei muito da comparação que fizeste com os livros. realmente, se o professor não observaras atividades, elas não serão educativas, simplesmente servirão apenas para repetir mecanicamente um modelo já pronto.
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