domingo, 23 de novembro de 2008

informática na escola


Colegas, li um texto muito legal sobre a questão da questão da informática nas escolas. gostaria de compartilhar algumas idéias do mesmo:

As ferramentas tecnológicas vem modificando nosso cotidiano em várias questões, escrita, leitura, comunicação, entre outors. conforme LOPES , a informática não é uma ferramenta neutra, assim como a utilizamos, também estamos sendo transformados por ela. Também defende que a informática seja utilizada como uma ferramenta de apoio à sala de aula, para oferecer apoio aos conteúdos, como também prepará-los para serem sujeitos de uma sociedade informatizada.

outra questão a ser observada é não colocar a informática como uma disciplina separada das demais, mas sim, conectando-a com as demais, proporcionando aos alunos uma aprendizagem integrada.

JONASSEN (1996, apud LOPES), classifica a aprendizagem tecnológica em: aprender a partir da tecnologia, aprender acerca da tecnologia, aprender através da tecnologia e aprender com a tecnologia.

Nesta visão, o professor deve assumir um papel de parceiro, de facilitador da aprendizagem, observar a questão da interdisciplinaridade, sem forçar isto e proporcionar aos alunos momentos em que estes possam trocar informações e experiências.

O texto também coloca alguns pontos a serem observados sobre a questão do professor de informática. muitas vezes, este é somente um técnico, que não tem experiência nenhuma de sala de aula, e então tem pouco conhecimento sobre o que é importante fazer. Não que o professor de informática tenha que ser um pedagogo, mas alguém que tenha experiência de sala de aula, que conheça a proposta pedagógica da escola, seja alguém que está envolvido com o planejamento da escola, além de um pesquisador de softwares e que também tenha conhecimentos técnicos sobre os equipamentos.


LOPES, José Junio. A introdução da informática no ambiente escolar. São Paulo: UNESP.2002.

para ler mais:
fonte da imagem: www.nossavia.com.br/.../internet-na-escola.JPG

Atenção aos softwares educativos

Os softwares educativos que circulam nas escolas merecem nossa atenção especial. se queremos que os nossos alunos utilizem ferramentas que estimulem a criatividade e o raciocínio, vamos propor softwares que possibilitem isso e não somente softwares que promovam a repetição, com um uso complexo e que o invés de levar o aluno a aprender, canse-o e assim dificulte seu interesse e vontade de aprender.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Softwares educativos

A utilização de softwares educativos na escola precisa ser analisada quanto ao seu conteúdo, se ele possui hipertextos, se a sua interface é boa. Aí entra o papel do professor, de fazer essa análise de acordo com o Projeto que pretende desenvolver com sua turma.
Uma proposta boa de trabalho seria a Educação Digital Virtual, que promove uma interação maior e não apenas uma interação reativa, como é proposta pela maioria dos softwares educativos. Infelizmente o acesso ao mundo digital virtual ainda é restrito.

domingo, 9 de novembro de 2008

Sobre os Softwares Educativos.


Avaliar um software para uso educativo exige muito mais do que conhecimento sobre informática, exige a construção de conhecimentos sobre as teorias de aprendizagens, concepções educacionais e práticas pedagógicas, técnicas e reflexões sobre o papel do computador, do professor e do aluno nesse contexto, pois a construção do conhecimento do educando não é um processo simples e imediato, mas produto de um caminho complicado e extenso.
Considerando que, não se concebe a idéia de avaliar um software educativo levando em consideração somente o seu layout, onde são criados ambientes graficamente sofisticados que desconhecem a longa trajetória do aprendiz para construir seus conhecimentos.
Toda essa discussão se torna necessária, para conscientizar os educadores de que a escolha de software educativo está intimamente relacionada com a proposta pedagógica que se pretende desenvolver, e o que não pode acontecer é uma produção e comercialização desenfreada de softwares educativos, nos mesmos moldes dos livros didáticos, que muitas vezes não acrescentam nada ao trabalho educativo.
Nesse sentido torna-se claro o papel mediador do professor, pois quem determina as possibilidades de uso dos softwares na educação são os professores, com suas concepções sobre o que é ensinar e aprender.

Referência:

Texto:Os Software Educativos são Interativos.Joanez Aparecida Aires/Elder ErniImagem retirada do site:www.cepromat.com.br

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Avaliar na cibercultura

Vivemos numa época em que o conhecimento é difundido em muitos espaços de formação,porém para que se possa estabelecer relações e articular melhor as informações,o professor deverá tornar o ensino em algo mais prazeroso,onde o aluno sinta-se motivado em buscar o novo.E este novo requer desde já muita pesquisa e um profissional cheio de vontades,capaz de permitir o acesso e a qualidade da educação para todos.