
Colegas, li um texto muito legal sobre a questão da questão da informática nas escolas. gostaria de compartilhar algumas idéias do mesmo:
As ferramentas tecnológicas vem modificando nosso cotidiano em várias questões, escrita, leitura, comunicação, entre outors. conforme LOPES , a informática não é uma ferramenta neutra, assim como a utilizamos, também estamos sendo transformados por ela. Também defende que a informática seja utilizada como uma ferramenta de apoio à sala de aula, para oferecer apoio aos conteúdos, como também prepará-los para serem sujeitos de uma sociedade informatizada.
outra questão a ser observada é não colocar a informática como uma disciplina separada das demais, mas sim, conectando-a com as demais, proporcionando aos alunos uma aprendizagem integrada.
JONASSEN (1996, apud LOPES), classifica a aprendizagem tecnológica em: aprender a partir da tecnologia, aprender acerca da tecnologia, aprender através da tecnologia e aprender com a tecnologia.
Nesta visão, o professor deve assumir um papel de parceiro, de facilitador da aprendizagem, observar a questão da interdisciplinaridade, sem forçar isto e proporcionar aos alunos momentos em que estes possam trocar informações e experiências.
O texto também coloca alguns pontos a serem observados sobre a questão do professor de informática. muitas vezes, este é somente um técnico, que não tem experiência nenhuma de sala de aula, e então tem pouco conhecimento sobre o que é importante fazer. Não que o professor de informática tenha que ser um pedagogo, mas alguém que tenha experiência de sala de aula, que conheça a proposta pedagógica da escola, seja alguém que está envolvido com o planejamento da escola, além de um pesquisador de softwares e que também tenha conhecimentos técnicos sobre os equipamentos.
LOPES, José Junio. A introdução da informática no ambiente escolar. São Paulo: UNESP.2002.
para ler mais:
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