domingo, 23 de novembro de 2008

informática na escola


Colegas, li um texto muito legal sobre a questão da questão da informática nas escolas. gostaria de compartilhar algumas idéias do mesmo:

As ferramentas tecnológicas vem modificando nosso cotidiano em várias questões, escrita, leitura, comunicação, entre outors. conforme LOPES , a informática não é uma ferramenta neutra, assim como a utilizamos, também estamos sendo transformados por ela. Também defende que a informática seja utilizada como uma ferramenta de apoio à sala de aula, para oferecer apoio aos conteúdos, como também prepará-los para serem sujeitos de uma sociedade informatizada.

outra questão a ser observada é não colocar a informática como uma disciplina separada das demais, mas sim, conectando-a com as demais, proporcionando aos alunos uma aprendizagem integrada.

JONASSEN (1996, apud LOPES), classifica a aprendizagem tecnológica em: aprender a partir da tecnologia, aprender acerca da tecnologia, aprender através da tecnologia e aprender com a tecnologia.

Nesta visão, o professor deve assumir um papel de parceiro, de facilitador da aprendizagem, observar a questão da interdisciplinaridade, sem forçar isto e proporcionar aos alunos momentos em que estes possam trocar informações e experiências.

O texto também coloca alguns pontos a serem observados sobre a questão do professor de informática. muitas vezes, este é somente um técnico, que não tem experiência nenhuma de sala de aula, e então tem pouco conhecimento sobre o que é importante fazer. Não que o professor de informática tenha que ser um pedagogo, mas alguém que tenha experiência de sala de aula, que conheça a proposta pedagógica da escola, seja alguém que está envolvido com o planejamento da escola, além de um pesquisador de softwares e que também tenha conhecimentos técnicos sobre os equipamentos.


LOPES, José Junio. A introdução da informática no ambiente escolar. São Paulo: UNESP.2002.

para ler mais:
fonte da imagem: www.nossavia.com.br/.../internet-na-escola.JPG

7 comentários:

Nádia Dieter disse...

Olá Vivian!!

Li o seu texto e ressalto que a escola deve sim ter um profissional na área da informática, já que numa pesquisa que fiz com professores, uma parte deles não utiliza o laboratório por não ter uma pessoa especializada na área e eles sentem-se inseguros para trabalhar com a "máquina".

maria ristoff disse...

Oi colegas!!

Considero importante os alunos explorarem as tecnologias na escola pois proporcionam múltiplas possibilidades de aprendizagem e interação, fazendo-o construir conhecimento.

maria ristoff disse...

Oi colegas!!!

Gostamos da apresentação do grupo.
Teve clareza na exposição do projeto e na importância da temática.
Pensamos que através desse projeto os alunos possam interagir entre eles e com o professor tirando suas dúvidas. E o professor pode fazer feedback com os alunos.

Um abraço
Bina e Maria

Carol disse...

Isso aí colegas, concordo com vocês, também acho muito importante que tenha um monitor qualificado nas escolas que possuem laboratório de informatica, pois assim as professoras e os alunos poderão utilizar os computadores com mais frequência tendo com eles uma pessoa para tirar as dúvidas, ensinar a mexer, poderão fazer pesquisas e assim poderão contruir um conhecimento muito amplo.

Nessa disse...

Com certeza precisamos de monitores qualificados, mas nós professoras, educadoras também devemos nos qualificar, buscando conhecer melhor os meios técnológicos para melhor usá-los em nossos conteúdos com os alunos, muitas vezes um aluno não está bem em algumas matérias e ele gosta muito de informática, porque não usar este meio para ajudá-lo na aprendizagem do conteúdo que lhe falta?Precisamos nos olhar e avaliar constatantemente.Beijus
e ótimo trabalho a todas...

Carol disse...

Realmente acho que o computador pode ser muito útil sim, se um aluno adora usar o computador, por que não usá-lo para a aprendizagem?
Nós professoras devemos ensinar nossos alunos a partir da realidade dos nossos alunos, e se alguns não conhecem um computador ou não sabem usá-lo, nada melhor do que na escola apender, por isso é importante estarmos informadas e sabermos usar, para passar aos alunos!!!!!!

Ana Maria disse...

Colegas, também concordo que é importante que as escolas tenham um professor qualificado na área de informática, mas gostaria de complementar dizendo que nem todas as escolas têm, e por isso não podemos ficar esperando até que venha um em cada escola para nos ensinar como usar o computador ou como trabalhar num ambiente informatizado. Temos que fazer a nossa parte buscando aprender cada vez mais a respeito das novas tecnologias para utilizarmos delas com nossos alunos, uma vez que a mesma faz parte da vida deles e despertam sua atenção.
Precisamos levar em conta também, que há muito tempo nem se quer existia laboratório de informática nas escolas, e felizmente hoje muitas já tem. Por isso, devemos aproveitar ao máximo o espaço do laboratório, porque de nada adianta ter um espaço informatizado na escola se ele não é usado.
Muitas vezes não é a falta de um profissional qualificado na área da informática que atrapalha o uso dos laboratórios, mas a falta de vontade dos professores em aprender para usar deste espaço com os alunos.
Quem acaba perdendo com isso, não é só a escola, mas o próprio profissional que não busca atualizar-se e aperfeiçoar os seus conhecimentos.