domingo, 28 de setembro de 2008

educação e tecnologia


O que considero de mais importante e que sem dúvida, a tecnologia mais contribui para o processo de aprendizagem é o fato de tornar o aluno cada vez mais um sujeito ativo na construção do conhecimento. a tecnologia, cada vez mais acessível torna o aluno um pesquisador e tira do professor o papel e a "carga" de transmissor de conhecimento. além disso, o aluno tornando-se pesquisador, ele tende a cada vez mais se envolver nas atividades, que podem ser tanto presenciais, quanto virtuais.
A autora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida afirma que neste processo, apesar do aluno ser aautor de sua aprendizagem, o professor continua tendo seu papel: promover o envolvimento dos alunos e atividades que articulem as informações e conhecimentos , visando assim, promover de novos conhecimentos que levem o aluno articulação entre informações e conhecimentos, com vistas a construir novos conhecimentos que levem à compreensão do mundo e também a refletir criticamente sobre ele.
Penso que utilizando as ferramentas da tecnologia, o professor ensina aos alunos, muito mais do que informações, mas possibilita que este deixe de ser um sujeito passivo para tornar-se cada vez mais sujeito ativo de aprtendizagem e assim, perceba que é capaz de buscar informações e conhecimentos, e assim, crescer cada vez mais.


Um comentário:

Ana Maria disse...

A idéia é esta, envolver os alunos no processo de suas aprendizagens para construir conhecimento, aprimorar habilidades e ampliar saberes.
A Educação Digital pode contribuir muito para isso, mas o professor precisa estar preparado para utilizá-la com os alunos, para aprender com eles e com os novos avanços tecnológicos.