Cada vez mais as crianças vem utilizando as ferramentas da tecnologia em seu cotidiano. Nós proifessores e futuros pedagogos, estamos acompanhando o desenvolvimento de uma geração que cresceu em meio á tecnologia e a usa com muita naturalidade. Esta geração, ao contrário da nossa, não tem medo de utilizar essas ferramentas.
VRAKKING e WIM(pesquisadores) falam da geração Homo Zappiens: uma geração que não vê muitas diferenças entre um contato real e um contato virtual e está cada vez mais familiarizada com os mundos virtuais. Essas crianças, naturalmete curiosas e livres de medo, vem buscando na web respostas para as suas dúvidas e cada vez mais informações sobre aquilo que as interesa.
Além disso, conseguem realizar uma série de atividades enquanto pesquisam e conversam virtualmente. o que parece estranho para alguns é absolutamente normal para as crianças que depois de realizar tantas atividades ao mesmo tempo e atentas a todas elas, ainda conseguem explicar com detalhes o que fizeram.
Outra vantagem que as crianças já descobriram é a possibilidade de cooperar e possibilitar a transmissão de informações e junto a elas sua opinião sobre a qualidade daquilo que estão pasando aos demais.
Referência:
VEEN, Win. VRAKKING, Ben. A geração Homo Zappiens. in: Pátio - Revista Pedagógica. Porto Alegre, RS: Artmed, fevereiro/abril 2008.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Bah, e todas essas tecnologias avançaram e avançam muito rápido.
Precisamos estar sempre nos atualizando para não ficarmos para traz e utilizarmos dos novos recursos para transformar a educação, possibilitando a aprendizagem de modo a toná-la cada vez mais prazeiroisa e envolvente.
Postar um comentário