A utilização da informática no Brasil como recurso pedagógico,iniciou-se nas universidades,dando ênfase a utilização da tecnologia a serviço da educação. Diante desta realidade, estendeu-se sua utilização as escolas e também os professores que sentiram a necessidade de rever conceitos e posturas adotadas em sua prática pedagógica.
A informática trouxe benefícios para o setor educacional,houve uma maior interação entre aluno/professor/computador, tornando-se este,um recurso no processo de mediação do conhecimento. Em aspectos tradicionais, percebeu-se a defasagem apresentada diante das situações ocorrentes e constatou-se a necessidade de mudança. O trabalho a ser desenvolvido com alunos das séries iniciais do ensino fundamental,sugere o uso da informática como fonte inovadora do processo de aprendizagem, visando um melhor aproveitamento e rendimento das atividades desenvolvidas. A proposta inicial do trabalho com a informática nas séries iniciais do ensino fundamental necessita de mudanças relevantes, para que aconteça a real efetivação do processo de ensino-aprendizagem. A informática tem a função de redimensionar o papel do professor, tornando-o um profissional imbuído na mediação de um conhecimento realmente aplicável aos dias atuais, como também na formação de cidadãos participantes e atuantes de uma sociedade cada mais competitiva. Portanto, a inclusão digital dos profissionais da educação, assim como a inserção dos alunos nesta realidade torna-se de fundamental importância para que, na medida do possível modifique-se o panorama educacional e conquiste-se as mudanças necessárias, objetivando adquirir conhecimentos realmente aplicáveis e condizentes com a realidade.
Referência:
Mara Lucinéia Marques CORRÊA - PG/ FIAMA
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