Bom Dia!!
Trago aqui alguns recortes de um texto de PALLOF e PRATT, que fala das comunidades virtuais como técnica de inclusão. O texto na íntegra, está plublicada na revista Pátio (maio/ julho de 2008).
Nós como alunas e administradoras de um blog, já temos clareza e percepção sobre as contribuições do mesmo à nossa aprendizagem. neste sentido, os autores deste texto trazem também sugestões que nós temos que observar como professoras que, em um dia, poderão sugerir aos alunos que criem um blog.
- iniciar blog sugerindo que os alunos publiquem biografias (no entanto, é necessário estabelecer alguns limites quanto a postagem de informações muito pessoais);
- estabelecimento de diretrizes de engajamento;
- estabelecimento de um número mínimo de postagens;
- permissão para os alunos discordarem do que está sendo publicado;
- propor atividades criativas e emocionantes;
- incorporação de atividades cooperativas e oportunidades para refletir.
É sempre importante retomar o seguinte aspecto: os membros de um blog devem ter algum tipo de ligação social, assim os papéis e as tarefas vão sendo desempenhadas/ realizadas. Outro ponto: é interessante observar qual é a relação que os membros do blog vem estabelecendo entre si, se estão observando as postagens dos colegas, contribuindo com comentários e informações e isso tudo auxilia muito o profesor a observar como o aluno vem se envolvendo nas tarefas solicitadas.
Texto referêncial:
PALLOF, Rena M; PRATT, Keith. Comunidades Virtuais como técnica de inclusão. In: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, maio a julho de 2008.
tenham uma excelente semana de estudo e trabalho!!
Att,
Vivi
Um comentário:
É, colega, um blog é uma ótima ferramenta para ser trabalhada em aula com os alunos, mas só é significativa quando desperta interação e participação, porque de nada adianta ter um blog, se o mesmo não é utilizado.
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