domingo, 26 de outubro de 2008

Comunidades Virtuais e Inclusão


Bom Dia!!


Trago aqui alguns recortes de um texto de PALLOF e PRATT, que fala das comunidades virtuais como técnica de inclusão. O texto na íntegra, está plublicada na revista Pátio (maio/ julho de 2008).


Nós como alunas e administradoras de um blog, já temos clareza e percepção sobre as contribuições do mesmo à nossa aprendizagem. neste sentido, os autores deste texto trazem também sugestões que nós temos que observar como professoras que, em um dia, poderão sugerir aos alunos que criem um blog.



  • iniciar blog sugerindo que os alunos publiquem biografias (no entanto, é necessário estabelecer alguns limites quanto a postagem de informações muito pessoais);

  • estabelecimento de diretrizes de engajamento;

  • estabelecimento de um número mínimo de postagens;

  • permissão para os alunos discordarem do que está sendo publicado;

  • propor atividades criativas e emocionantes;

  • incorporação de atividades cooperativas e oportunidades para refletir.

É sempre importante retomar o seguinte aspecto: os membros de um blog devem ter algum tipo de ligação social, assim os papéis e as tarefas vão sendo desempenhadas/ realizadas. Outro ponto: é interessante observar qual é a relação que os membros do blog vem estabelecendo entre si, se estão observando as postagens dos colegas, contribuindo com comentários e informações e isso tudo auxilia muito o profesor a observar como o aluno vem se envolvendo nas tarefas solicitadas.


Texto referêncial:

PALLOF, Rena M; PRATT, Keith. Comunidades Virtuais como técnica de inclusão. In: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, maio a julho de 2008.


tenham uma excelente semana de estudo e trabalho!!


Att,

Vivi

Um comentário:

Ana Maria disse...

É, colega, um blog é uma ótima ferramenta para ser trabalhada em aula com os alunos, mas só é significativa quando desperta interação e participação, porque de nada adianta ter um blog, se o mesmo não é utilizado.