Os weblogs e as tecnologias na escola
Apesar de os weblogs terem sua origem em 1999, faz apenas uns três anos atrás que comecei a ouvir falar neles. Ano passado é que tive um maior contato com este fenômeno tecnológico através de um convite que recebi de uma prima para acessar o blog dela. Esta prima, por sua vez, está morando na Espanha e além do orkut e do msn, costumamos conversar também pelo blog dela. Mesmo com este contato, não sabia como montar um blog e a nossa disciplina está ajudando um monte, é claro que, para aprender tem que mexer.
O interessante disso tudo é que o blog é um espaço de troca de experiências e aprendizagens bastante significativos destinado a pessoas que estão envolvidas, seja numa relação de amizade, numa relação profissional, assim como numa relação de estudo.
Ligando esta ferramenta ao texto sobre tecnologias na escola, posso dizer que o blog é uma ótima opção de ferramenta a ser usada nas escolas, porque é uma proposta de aprendizagem diferente daquela na qual estão acostumados. Possibilita aos alunos aprenderem sobre o que é um blog, como pode ser usado, além de promover uma troca de experiências significativas entre eles e o professor. Além disso, oportuniza a informação, a comunicação e a interação.
Ana Maria Breitenbach
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ana os blogs são ferramentas que podem ser utilizadas com diferentes objetivos né? O professor, no caso de processos de ensino e de aprendizagem, é que devem optar por estes objetivos... =D
É, Daiana, o educador, ao utilizar um blog como ferramenta de aprendizagem deve ter bem claro seus objetivos, suas propostas, buscando sempre promover a participação.
Postar um comentário