segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O que fazer com os computadores na escola?


Colegas, já que estamos tratando do tema educação digital no ensino fundamental, trago mais uma sugestão de leitura da revista Pátio. relato aqui os pontos principais deste texto.

o texto fala, entre outras coisas, dos softwares educativos: que de certa forma contribuem muito na construção de uma imagem positiva das crianças e jovens frente ao uso dos computadores, pois possibilitam que as crianças repitam várias o mesmo erro e os feedbacks transmitidos não tem para a criança não transmitem o mesmo tom de censura do que quando transmitido por outra pessoa.

o texto também apresenta a idéia de Freinet, que em 1930, já pensava numa "correspondência interescolar", trocas de experiências entre escolas, que hoje com a internet é muito mais real e pode ser realizada inclusive com os alunos (troca de materiais entre alunos de diferentes escolas, por exemplo). sendo assim, há a possibilidade de troca de projetos virtuais entre escolas geograficamente distantes - algo parecido com a nossa disciplina, realizada a distância.

assim, alguns pontos aos quais a escola deve estar atenta: o professor não é mais o único que ensina e a escola deve ser cada vez mais um ambiente dinâmico, em que a pesquisa tenha por objetivo a contrução de uma cidadania planetária. atenta a estas questões, a escola estará acompanhando a dinâmica do tempo atual e certamente será também atrativa e interessante aos alunos, que serão cada vez mais sujeitos de sua própria aprendizagem.


para ler mais:

RISCHBIETER, Luca. O que fazer com os computadores na escola. In: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre, Artmed, agosto/ outubro 2008.

5 comentários:

Daiana Trein εїз disse...

Vivian, a questão do papel do professor é fundamental, principalmente nesta fase que estas vivendo enquanto sujeito de um processo de formação de professores, estabelecer estas relações e tentar perceber e representar na ação, as questões que nos movem e que nos perturbam!

Ana Maria disse...

Tornar o aluno sujeito de sua própria aprendizagem contribui para que o aluno seja mais responsável por suas aprendizagens.
O aluno é quem seleciona o que quer ler, é quem escolhe o que gostaria de aprender, e isto é significativo para ele.

Ana Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Maria disse...

Ah, e mais, o aluno acaba adiquirindo autonomia para buscar cada vez mais respostas para suas dúvidas e curiosidades.

Tamires disse...

O professor deve atuar como um mediador para que o aluno construa o conhecimento, o aluno torna-se sujeito de sua própria aprendizagem, ele busca as informações, troca idéias com outros, é uma aprendizagem interessante, o aluno torna-se ativo.
Muito legal o blog, parabéns pelo trabalho. Beijos!