Refletindo sobre o texto "Projetos de aprendizagem no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica"
A partir do texto lido e refletindo sobre o mesmo, penso que com o acesso à informação através da internet e de outros meios tecnológicos, a escola, que antes era o único lugar destinado a isso, passa a ter um novo desafio, o de promover no aluno a busca pelo conhecimento.
Não basta apenas ter informação. O aluno precisa aprender como usar tais informações que lhe são disponibilizadas pela mídia, internet e por outros meios de comunicação e informação presentes no seu cotidiano.
A escola, com o papel de promover a aprendizagem, precisa de profissionais que despertem no aluno a produção do conhecimento. E este conhecimento só acontece e é possível, quando os educadores que atuam na escola entenderem que a aprendizagem só se dá através da interação e da ação do sujeito com o objeto. Neste caso, o professor deve assumir um papel de mediador, despertando no educando o interesse de produzir conhecimento sobre determinadas informações através da busca de soluções para questionamentos e problematizações feitas por eles a partir de suas vivências.
A idéia do texto traz uma reflexão da importância de não só informar, mas discutir, aprender, conhecer. Uma das formas de fazer isso é dar oportunidades aos alunos de interagirem, conversarem, exporem opiniões, trocarem idéias, pensarem a respeito.... A nossa atividade através do blog é uma forma de fazer isso. O blog contribui muito como meio de aprendizagem, principalmente quando há retorno por parte dos integrantes e das pessoas que acessam. Através do blog fazemos comentários, analisamos os comentários dos outros, expomos nossa forma de pensar sobre o que está escrito. Acabamos por refletir sobre nossa forma de pensar e a do outro, construindo coletivamente aprendizagens significativas.
Na verdade, todo trabalho onde há participação promove a aprendizagem, porque há trocas, posições, discussões, debates, interações. Esta é a proposta do texto, é também uma forma de pensarmos sobre a escola que queremos, sobre nossa prática enquanto educadores e sobre o que realmente estamos fazendo. E quanto a isso, precisamos estar atentos às novas tecnologias para que possamos aproveitá-las como meios de aprendizagem nas escolas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Complementando o que escrevi, penso que as novas tecnolgias estão aí para contribuir para a produção do conhecimento. Basta sabermos usá-las e aproveitá-las no nosso dia-a-dia.
Postar um comentário