As novas tecnologias tornam a aprendizagem mais produtivas e permitem atender os diferentes ritmos de aprendizagem.
Além disso, oferecem a possibilidade de que cada aluno pesquise sobre o assunto que mais lhe interessa, e no tempo em que desejar, assim sem ficar condicionado pela grade currícular fixa e preestabelecida.
Podemos ressaltar o intercâmbio de conhecimento a partir do trabalho em redes.
Os professores nesse momento de mudanças, devem ser facilitadores, colaboradores ou intermediários desses recursos.
O processo educativo com a participação da informática, exigirá o monitoramento psicológico e sociológico de suas práticas.
Temos que defender a idéia de um perfil de professor ,que incorpore a reflexão na ação e que inclua na prática as dimensões da criatividade e da autonomia.
Texto referencial:RAMAL, Andrea Cecilia. “Avaliar na cibercultura” . Porto Alegre:Revista Pátio, Ed. Artmed, fevereiro 2000.
fonte da imagem:http://www.plenarinho.gov.br/
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3 comentários:
Gostaria de complementar a reflexão citada pela colega dizendo que nos tempos de hoje a escola não deve ser vista como um lugar onde a pessoa vai estudar por obrigação imposta pelos pais, ou pelo medo de rodar e ser excluída dos demais, mas sim como um lugar onde todos vão porque querem aprender, motivados por suas próprias curiosidades e inquietações, pois não se aprende algo que não seja de nossa vontade aprender.
Atualmente, com as novas tecnologias, é muito mais fácil de envolver os alunos nas atividades, devido as diferentes ferramentas disponíveis, como: internet, blogs, chats, sites de entretenimento, entre outras. Além disso, a possibilidade de aprender e pesquisar assuntos de sua preferência contribuem para o interesse dos alunos em estudar, ficando ainda mais fácil para o professor avaliar, porque no decorrer das atividades, o mesmo estará vendo o crescimento e desenvolvimento dos alunos, podendo contribuir com eles, dando sugestões, indicando outros caminhos, questionando, trocando idéias e experiências. Desta forma, o processo de aprendizagem se torna significativo e prazeroso e a escola um ambiente agradável de aprender.
Olá, gostei do blog, dos textos, das perguntas e reflexões. Trabalho com Informática Educacional no meu município e sei exatamente a dificuldade, mas também a felicidade, quando os professores utilizam as tecnologias para transformas suas aulas.
também quero deixar meu comentário.
só através dessa coparticipação entre aluno/professor diante dos novos recursos tecnológicos é poderemos dá continuidade às novas pesquisas de comportamentos do educando em salas de aula, para o aperfeiçoamento de ambos, nos parâmetros da educação formal.
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