terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Considerações finais: O papel do Educador.

Venho através de este artigo dizer o quão importante foi trabalhar na organização deste projeto, utilizando como ferramenta a construção de um Blog que veio para nos ajudar a responder alguns de nossos questionamentos sobre a educação digital no ensino fundamental.
O que pude perceber é que falta iniciativa dos professores em relação a esta prática na escola, os mesmos procuram delegar essa missão a monitores de laboratório de informática e a outros, do que assumir seu papel dentro do contexto.
Na maioria das vezes não buscam atualização em relação ao assunto e acabam por jogar a culpa no governo e nas políticas publicas. E quando resolvem, ou melhor, quando são obrigados a trabalhar com a informática,acabam utilizando softwares educativos que nem sempre servem para educar, servem somente para distrair e divertir, não que diversão seja algo dispensável, mas o objetivo da educação digital no contexto escolar é contribuir para aprendizagem, e através desta podemos sim favorecer e muito o ambiente escolar, pois através da interação entre o educando e o mundo, este poderá descobrir e redescobrir muitas coisas.
Investigar e buscar responder dúvidas que às vezes ficam escondidas atrás de um aluno mais introvertido é também um papel da educação digital, principalmente nos anos iniciais da escola, por isso o professor deve buscar atualizar-se, para acompanhar o avanço tecnológico, não deixando que seu aluno caia nos índices da exclusão.
O educador deve assumir essa responsabilidade, mesmo sabendo que não terá um pleno apoio das autoridades, este deve lutar pelos direitos de seus alunos.
Não acredito ser uma tarefa fácil, muito pelo contrário, creio que teremos muito trabalho e que encontraremos muitas barreiras, mas afinal de contas no momento em que escolhemos ser professores em uma realidade que a educação não é a prioridade, já deveríamos saber que não seria um trabalho fácil.

Nenhum comentário: