domingo, 14 de dezembro de 2008

Recursos Humanos e Materiais


Ao desenvolvermos este trabalho, identificamos que muitas escolas que observamos (a maioria delas na Região do Vale dos Sinos) já têm laboratórios de informática. No entanto, o que falta nesses espaços é um profissional preparado e disposto para atuar na área. Lopes (2002) observa que muitas vezes, aquele que assume a função de professor de informática na escola é somente um técnico, sem experiência na sala de aula e afirma que este não deve ser necessariamente um pedagogo, mas alguém que tenha experiência na sala de aula e conheça a proposta pedagógica da escola. O que estes monitores fazem então, diante de suas possibilidades é trabalhar com algum tipo de software e não trabalhos de pesquisa relacionados.
Outro aspecto que identificamos é a resistência de alguns professores para utilizar os computadores e todas as possibilidades que os mesmos oferecem, principalmente por não saberem como utilizá-los. O que acontece então é a pouca utilização dos laboratórios de informática ou a utilização dos mesmos somente para jogos.


Fonte da imagem:

www.coesis.org

Um comentário:

.:) Vivi disse...

Olá gurias.. bem lgl o blog de vcs,...
aliás concordo quando vcs falam que nãotem profissionais capacitados para trabalhar nos laboratórios de informática dentro das escolas. Na minha cidade isso também acontece, a prefeitura equipou todas as escolas com as melhores máquinas nos últimos anos, porém as salas estão sem uso, por falta de profissionais capacitados para trabalhar com as máquinas e as crianças.