sábado, 6 de dezembro de 2008

Contribuições da Tecnologia.


Descobrir o imenso potencial das novas tecnologias nas situações de ensino aprendizagem pode trazer contribuições tanto para os estudantes quanto para os professores.
Contribuições essas, como recursos que estimulam os estudantes a desenvolver habilidades intelectuais, pois muitos estudantes mostram mais interesse em aprender e se concentram mais diante do computador,assim as novas tecnologias estimulam a busca de mais informação sobre um assunto e de um maior número de relações entre as informações e uso das novas tecnologias promovem cooperação entre estudantes.
Já para os professores as contribuições, através das novas tecnologias obtêm rapidamente informação sobre recursos instrucionais, se o potencial das novas tecnologias estiver sendo explorado, o professor interage com os alunos mais do que nas aulas tradicionais, esses começam a ver o conhecimento cada vez mais como um processo contínuo de pesquisa.
Por possibilitar rever os caminhos de aprendizagem percorridos pelo aluno, as novas tecnologias facilitam a detecção pelos professores dos pontos fortes, assim como das dificuldades específicas que o aluno encontrou, ou aprendizagem incorreta ou pouco assimilada.
É importante deixar claro que os bons resultados da nova tecnologia dependem do uso que se faz dela, de como e com que finalidade ela está sendo usada. Não se pode esperar que o computador faça tudo sozinho. Ele traz informações e recursos, cabe ao professor planejar a aplicação deles em sala de aula.
O que percebo é que computador era tido como um agente de mudança, o que significava que se esperava da tecnologia um impacto evidente e direto na aprendizagem e na aquisição de habilidades por parte dos alunos. O efeito da tecnologia nas situações de ensino aprendizagem, levou a uma mudança de perspectiva. O computador passou a ser visto como uma ferramenta,e os resultados dependem de como a tecnologia esta sendo usada.
Fonte : Coscarelli, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1998, p.36-45.
Imagem: www.dw-word.de

Nenhum comentário: