quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Considerações Finais


Esta atividade acadêmica foi desafiante do início até agora, momento em que estamos concluindo.
Inicialmente: qualquer atividade na modalidade de ensino à distância, pra nós que ainda estamos nos adaptando, é um desafio, e engana-se quem pensa que por não exigir a presença física, torna-se mais fácil, bem pelo contrário.

Seguindo as atividades: o Second Life causou um impacto muito grande na turma. Afinal, o que era este mundo virtual? Era um jogo? Era verdade? Muitas e muitas dúvidas, questionamentos. Talvez não saibamos a melhor maneira de utilizar este recurso, mas acredito que a discussão que o Second causou foi válida, para nós estarmos talvez um pouco mais a par do que se trata.

Depois, o maior trabalho do semestre: criar um projeto de aprendizagem e a partir de nossas aprendizagens, um blog. Nossa! Para nós acadêmicas, sempre tão preocupadas com impressões e normas de ABNT, entre outros, esta história de blog, no início, causou um estranhamento. Blog não era algo de adolescente? Como assim, na universidade?

Talvez naquele momento, nós nem nos dávamos conta que o maior desafio seria trabalhar em grupo. E isso sim foi complicado: encontros e desencontros, e as decisões muitas vezes tinham que ser tomadas por parte do grupo apenas. muitas vezes foi complicado, pois não encontrávamos algumas colegas.

Mas enfim: acredito que crescemos muito com o trabalho. Vejo que o tema que escolhemos foi muito interessante e realmente nos levou a pensar a Educação Digital de outra forma, deixando de ser um tabu, mas sendo então, uma possibilidade de aprendizagem.

Hoje vejo que a educação digital acontece se houverem muito mais, recursos humanos do que materiais. Os professores, se quiserem, podem fazer muito.Não desconsidero que os recursos materiais sejam importantes. Mas hoje vejo que muito pode acontecer se os professores se mobilizarem e perderem o medo de utilizarem os recursos tecnológicos. Até porque a geração que atendemos tem curiosidade, tem interesse e principalmente, não tem o receio que muitos professores ainda têm. Além disso, como professora, vejo que muitos deles aprendem mais com essas ferramentas, do que com muitas outras utilizadas tradicionalmente na escola.

E o blog contribuiu com tudo isso. Criar um layout bonito aos olhos e com conteúdo de estudo e com texto próprio para blog era complicadíssimo no início. Mas agora considero a atividade muito bacana, aprendi muito. Sem contar que o blog passou a fazer parte do cotidiano: como era bom acessá-lo e ver os comentários das colegas.

Assim, encerro esta atividade acadêmica, com a sensação de dever cumprido e uma grande bagagem de conhecimento.


Fonte da imagem:
www.educared.net

Nenhum comentário: