Praticamente todas. Apesar disso notamos que não é a falta de computadores nas escolas que vem dificultando a educação digital, visto que muitas escolas já dispõe de laboratórios, mas sim a resistência de alguns professores.
Muitas vezes, o que acontece na aula de informática, não está ligado ao que acontece nas demais disciplinas, principalmente porque os professores não conhecem as ferramentas tecnológicas e não se empenham nesse sentido.
Quando os alunos usam o laboratório de informática, utilizam este tempo apenas para jogos e o trabalho acaba se restringindo a isso, enquanto que os computadores, como já mencionamos ao longo do trabalho, oferecem uma série de novas possibilidades.
Outro aspecto que vem dificultando o processo é a falta de manutenção dos computadores nas escolas, sendo que muitas vezes o trabalho torna-se inviável porque eles já estão muito velhos ou estragados.
Muitas vezes, o que acontece na aula de informática, não está ligado ao que acontece nas demais disciplinas, principalmente porque os professores não conhecem as ferramentas tecnológicas e não se empenham nesse sentido.
Quando os alunos usam o laboratório de informática, utilizam este tempo apenas para jogos e o trabalho acaba se restringindo a isso, enquanto que os computadores, como já mencionamos ao longo do trabalho, oferecem uma série de novas possibilidades.
Outro aspecto que vem dificultando o processo é a falta de manutenção dos computadores nas escolas, sendo que muitas vezes o trabalho torna-se inviável porque eles já estão muito velhos ou estragados.
Fonte da imagem:
2 comentários:
A questão da manutenção dos computadores nas escolas é fundamental, mas o que percebemos muitas vezes quando isto ocorre é o descaso de quem o utiliza, que não avisa a equipe diretiva para tomar uma atitude, pois é muito fácil usar, estragar e depois jogar a culpa na direção escolar dizendo que ela não toma uma atitude para arrumar os computadores. Infelizmente estas coisas acontecem e acabam tornando o ambiente escolar desagradável, porque quando outro professor quer usar não tem, devido a outro que usou, estragou e não avisou para ser concertado.
Fora isso, penso que há muito professor que não toma iniciativa e não aproveita as tecnologias existentes nas escolas através do laboratório de informática caindo na rotina da sala de aula, que muitas vezes não desperta o interesse nos alunos.
O problema não está em ter espaço de informática, mas no uso que se faz dele, porque muitas das escolas hoje tem e não são usados, conforme relata a colega.
A questão da manutenção dos computadores nas escolas é fundamental, mas o que percebemos muitas vezes quando isto ocorre é o descaso de quem o utiliza, que não avisa a equipe diretiva para tomar uma atitude, pois é muito fácil usar, estragar e depois jogar a culpa na direção escolar dizendo que ela não toma uma atitude para arrumar os computadores. Infelizmente estas coisas acontecem e acabam tornando o ambiente escolar desagradável, porque quando outro professor quer usar não tem, devido a outro que usou, estragou e não avisou para ser concertado.
Fora isso, penso que há muito professor que não toma iniciativa e não aproveita as tecnologias existentes nas escolas através do laboratório de informática caindo na rotina da sala de aula, que muitas vezes não desperta o interesse nos alunos.
O problema não está em ter espaço de informática, mas no uso que se faz dele, porque muitas das escolas hoje tem e não são usados, conforme relata a colega.
Postar um comentário