Gostaria de deixar aqui registrado minha satisfação com esta cadeira, que ao decorrer do semestre contribuiu muito para que pudéssemos ser sujeitos de nossa própria aprendizagem, principalmente pela criação do blog, que fez com que corrêssemos atrás de material sobre a Educação Digital no Ensino Fundamental para postar. No geral foi legal interagir com as colegas deixando comentários a partir de suas reflexões. Isto só nos faz crescer e ampliar conhecimentos, principalmente no que diz respeito a importância de usar das novas tecnologias com os alunos, uma vez que estas fazem parte da sua vida e despertam seu interesse.
Eu mesma, enquanto integrante do grupo, sentia uma preocupação em tentar ler o que as colegas postavam para refletir e comentar, pois acredito que a idéia era essa, ler, aprender, interagir, trocar experiências, opiniões, porque são essas coisas que nos fazem produzir conhecimento.
A informação por si só não é o suficiente, é preciso pensar sobre ela, argumentar, questionar, expressar nossos sentimentos a respeito procurando ver como os outros também pensam.
Gostei de discutir sobre os softwares educativos numa perpectiva de interatividade, percebendo que nem todos que são ditos interativos são realmente interativos, mas sim intrumentos de reprodução. Isto leva a ressaltar a importância do professor em analisar os instrumentos e ferramentas que vai utilizar no seu trabalho com os alunos, procurando ver se eles vão ajudar ou não os alunos a produzirem conhecimentos.
Acredito, assim como fala no texto "O trabalho do professor e as novas tecnologias", da professora Eliane Schlemmer, que a melhor forma de aprender a lidar com as diferentes tecnologias digitais é tentando, mexendo e trabalhando com elas. Este é o primeiro passo e a partir daí novas aprendizaens vamos adquirindo.
Pelas entrevistas que realizei com professores de algumas escolas de Novo Hamburgo e São Leopoldo, percebi que a falta do uso de computadores e equipamentos tecnológicos não está na falta de espaços como laboratórios de informática, mas sim na falta de uso por parte dos professores que muitas vezes não levam seus alunos nestes espaços para realizar um trabalho diferenciado com os mesmos, uns por falta de vontade própria e outros por dizerem que não sabem nada de informática.
Tem escolas que os professores não usam o laboratório de informática por não ter uma professora responsável pelo laboratório. Isto nos leva a pensar que o problema não está na falta de acesso, mas no descaso dos próprios professores que não conhecem as novas tecnologias e não se atualizam.
Para finalizar, gostaria de dizer que a proposta de uma aprendizagem voltada para a Educação Digital é uma forma de tornar a aprendizagem mais agradável promovendo a interação, comunicação e uma forma de educação voltada não mais para o resultado, mas para todo o processo de desenvolvimento do aluno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário