segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O que fazer com os computadores na escola?


Colegas, já que estamos tratando do tema educação digital no ensino fundamental, trago mais uma sugestão de leitura da revista Pátio. relato aqui os pontos principais deste texto.

o texto fala, entre outras coisas, dos softwares educativos: que de certa forma contribuem muito na construção de uma imagem positiva das crianças e jovens frente ao uso dos computadores, pois possibilitam que as crianças repitam várias o mesmo erro e os feedbacks transmitidos não tem para a criança não transmitem o mesmo tom de censura do que quando transmitido por outra pessoa.

o texto também apresenta a idéia de Freinet, que em 1930, já pensava numa "correspondência interescolar", trocas de experiências entre escolas, que hoje com a internet é muito mais real e pode ser realizada inclusive com os alunos (troca de materiais entre alunos de diferentes escolas, por exemplo). sendo assim, há a possibilidade de troca de projetos virtuais entre escolas geograficamente distantes - algo parecido com a nossa disciplina, realizada a distância.

assim, alguns pontos aos quais a escola deve estar atenta: o professor não é mais o único que ensina e a escola deve ser cada vez mais um ambiente dinâmico, em que a pesquisa tenha por objetivo a contrução de uma cidadania planetária. atenta a estas questões, a escola estará acompanhando a dinâmica do tempo atual e certamente será também atrativa e interessante aos alunos, que serão cada vez mais sujeitos de sua própria aprendizagem.


para ler mais:

RISCHBIETER, Luca. O que fazer com os computadores na escola. In: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre, Artmed, agosto/ outubro 2008.

Refletindo sobre o texto 9

Refletindo sobre o texto "Projetos de aprendizagem no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica"
A partir do texto lido e refletindo sobre o mesmo, penso que com o acesso à informação através da internet e de outros meios tecnológicos, a escola, que antes era o único lugar destinado a isso, passa a ter um novo desafio, o de promover no aluno a busca pelo conhecimento.
Não basta apenas ter informação. O aluno precisa aprender como usar tais informações que lhe são disponibilizadas pela mídia, internet e por outros meios de comunicação e informação presentes no seu cotidiano.
A escola, com o papel de promover a aprendizagem, precisa de profissionais que despertem no aluno a produção do conhecimento. E este conhecimento só acontece e é possível, quando os educadores que atuam na escola entenderem que a aprendizagem só se dá através da interação e da ação do sujeito com o objeto. Neste caso, o professor deve assumir um papel de mediador, despertando no educando o interesse de produzir conhecimento sobre determinadas informações através da busca de soluções para questionamentos e problematizações feitas por eles a partir de suas vivências.
A idéia do texto traz uma reflexão da importância de não só informar, mas discutir, aprender, conhecer. Uma das formas de fazer isso é dar oportunidades aos alunos de interagirem, conversarem, exporem opiniões, trocarem idéias, pensarem a respeito.... A nossa atividade através do blog é uma forma de fazer isso. O blog contribui muito como meio de aprendizagem, principalmente quando há retorno por parte dos integrantes e das pessoas que acessam. Através do blog fazemos comentários, analisamos os comentários dos outros, expomos nossa forma de pensar sobre o que está escrito. Acabamos por refletir sobre nossa forma de pensar e a do outro, construindo coletivamente aprendizagens significativas.
Na verdade, todo trabalho onde há participação promove a aprendizagem, porque há trocas, posições, discussões, debates, interações. Esta é a proposta do texto, é também uma forma de pensarmos sobre a escola que queremos, sobre nossa prática enquanto educadores e sobre o que realmente estamos fazendo. E quanto a isso, precisamos estar atentos às novas tecnologias para que possamos aproveitá-las como meios de aprendizagem nas escolas.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Os weblogs e as tecnologias na escola
Apesar de os weblogs terem sua origem em 1999, faz apenas uns três anos atrás que comecei a ouvir falar neles. Ano passado é que tive um maior contato com este fenômeno tecnológico através de um convite que recebi de uma prima para acessar o blog dela. Esta prima, por sua vez, está morando na Espanha e além do orkut e do msn, costumamos conversar também pelo blog dela. Mesmo com este contato, não sabia como montar um blog e a nossa disciplina está ajudando um monte, é claro que, para aprender tem que mexer.
O interessante disso tudo é que o blog é um espaço de troca de experiências e aprendizagens bastante significativos destinado a pessoas que estão envolvidas, seja numa relação de amizade, numa relação profissional, assim como numa relação de estudo.
Ligando esta ferramenta ao texto sobre tecnologias na escola, posso dizer que o blog é uma ótima opção de ferramenta a ser usada nas escolas, porque é uma proposta de aprendizagem diferente daquela na qual estão acostumados. Possibilita aos alunos aprenderem sobre o que é um blog, como pode ser usado, além de promover uma troca de experiências significativas entre eles e o professor. Além disso, oportuniza a informação, a comunicação e a interação.

Ana Maria Breitenbach

INFORMÁTICA EM SÉRIES INICIAIS

No Brasil, a utilização da informática como recurso pedagógico iniciou-se nas universidades,enfatizando a utilização da tecnologia a serviço da educação. Mediante esta realidade, estendeu-se sua utilização as escolas e também os professores sentiram a necessidade de rever os conceitos e posturas adotadas em sua prática pedagógica. A informática trouxe benefícios para o setor educacional. em aspectos construtivistas, houve uma maior interação entre aluno/professor/computador, tornando este recurso um subsídio imprescindível no processo de mediação do conhecimento.

Autora: Mara Lucinéia Marques CORRÊA .

terça-feira, 7 de outubro de 2008



SÉRIE(S) :3ª ANO

DISCIPLINA(S): PORTUGUÊS

OBJETIVOS :LER,INTERPRETAR,COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS

PRÉ-LABORATÓRIO :
ESCOLHA DE UMA HISTÓRIA INFANTIL,EXPLORAÇÃO DA HISTÓRIA,CONFECÇÃO DE FANTOCHES E RECRIAÇÃO DE UMA NOVA HISTÓRIA.

LABORATÓRIO:
KID PIX: MONTAGEM DE UM CENÁRIO,PERSONAGENS E ANIMAÇÃO.
OFICINA DO ESCRITOR:ONDAS SONORAS,REDIGIR A HISTÓRIA E GRAVAR.

MESA DO ALFABETO:ESCOLHER UMA MÚSICA DO KARAOKÊ PARA FINALIZAR A APRESENTAÇÂO.
CADASTRAR NA MESA ALFABETO AS HISTÓRIAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS,PARA QUE ELES POSSAM TRABALHAR COM PALAVRAS CHAVES.

PÓS LABORATÓRIO:MOSTRA CULTURAL ONDE OS DEMAIS ALUNOS TERÃO A OPORTUNIDADE DE VER OS TRABALHOS REALIZADOS.


DURAÇÃO: UM MÊS.